Um padre de Estoi no Azinhal

Foto João Xavier - Pedra tumular na Igreja do Azinhal

À porta da Igreja do Azinhal, uma pedra tumular indica-nos que ali foi sepultado um pároco da freguesia do Azinhal: o «Padre Manuel de Bernardo de Souza – prior collado nesta freguezia do Asinhal desde 1850 a 1884».
O padre Manuel de Bernardo de Souza nasceu em Estoi (então grafado como «Estoy») em agosto de 1812, filho de João de Souza Teixeira (de Estoi) e de Ignez Maria da Conceição (de Santa Bárbara de Nexe).
Após 34 anos à frente das estruturas católicas azinhalenses, o pároco adoeceu e ficou incapacitado para o exercício de funções clericais, tendo sido substituído provisoriamente pelo presbítero vigário da vara Luís Floro Martins desde 21 de setembro de 1884. Faleceu no Azinhal aos 72 anos de idade, às 14h 30m do dia 21 de outubro de 1884.
Passado pouco tempo, o padre Thomaz Antonio Wenceslau dos Reis Ferro assumiu a liderança da paróquia do Espírito Sancto do Azinhal .
Resta referir que «Asinhal» (com S) é um erro ortográfico de quem esculpiu a pedra, pois em toda a documentação daquela época a grafia usada para aquele topónimo era com Z.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: