Cada vez mais rolas no Azinhal

Foto João Xavier - Rola no Lavadouro do Azinhal

Um recenseamento realizado recentemente em 25 países europeus chegou à conclusão que existem atualmente menos 420 milhões de aves do que há 3 décadas! Na Europa, as mais dizimadas foram as populações de pardais, perdizes e estorninhos e em Portugal as rolas, os picanços reais e os picanços barreteiros.
Num conjunto de 62 espécies que estão a ser monitorizadas pela SPEA, a que registou a maior quebra populacional em Portugal foi a rola: nos últimos 30 anos, o contingente terá baixado para metade!!!
A atividade cinegética parece ser a principal causa, mas há que ter também em conta as alterações climáticas, a deterioração de muitos habitats e a proliferação de produtos químicos na atividade agrícola.
No Azinhal, curiosamente, nota-se o aumento de uma colónia de rolas. Na própria aldeia, sobretudo durante a primavera, o verão e o outono, aparecem frequentemente alguns exemplares que depois se refugiam nas redondezas.
Originárias do Egito, as rolas («streptopelia turtur» e «streptopelia decaocto») são aves pequenas de voo rápido e forte. Medem 31 a 34 cm de comprimento e 48 a 56 cm de envergadura e os seus arrulhos característicos («rr rrruuur») são muito populares. Alimentam-se de sementes e fazem ninhos em plataformas de ramos de árvores, onde têm duas posturas de 2 ovos brancos que são incubados em 13 ou 14 dias, pelos casais. As crias, que nascem penugentas e indefesas, fazem o primeiro voo por volta dos 20 dias de idade.
A Europa é geralmente usada como zona de reprodução, mas há bandos sedentarizados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: