As trovoadas no Azinhal

Trovoada

No Azinhal, como em todo o Algarve, as trovoadas (descargas elétricas da atmosfera) são pouco frequentes. No entanto, no Azinhal também é conhecido o provérbio português segundo o qual «não há maio sem trovões nem burro sem colhões»… e esta é uma das zonas algarvias mais propensas ao ruidoso fenómeno atmosférico.
Já chegaram a ser registados trovões no Azinhal em 30 dias num ano (no Algarve o máximo é 31 no Ameixial e o mínimo é de 14 em Vila do Bispo).
A média estatística de trovoadas no Azinhal é de 14 dias por ano, como o máximo de 30 e o mínimo de 8.
As trovoadas têm como habitual causa depressões não frontais associadas a nuvens de desenvolvimento vertical, quase sempre cumulonimbus ou altocumulus castellanus, que provocam grandes aguaceiros e trovoadas passageiras em dias de acentuado arrefecimento noturno.
Em muitos desses dias, curiosamente, a evolução dos trajetos dos sistemas depressionários que afetam o Azinhal faz com que só se registe pluviosidade em zonas serranas e não no litoral.

3 Respostas to “As trovoadas no Azinhal”

  1. André Says:

    Não consegui compreender a estatística apresentada, como é que o mínimo de dias de trovoadas no Algarve é de 14, para a Vila do Bispo, se o próprio do Azinhal tem um registo de 8?

    • João Xavier Says:

      Não parece, mas é simples: Já houve uma média de 8 dias de trovoada por ano no Azinhal (na década 40 do séc. XX), mas a média é de 14. O mínimo não faz a média, por isso a média no Azinhal é de 14. Em Vila do Bispo nunca foi registado um ano com menos de 14 dias de trovoada. Cumprimentos.

  2. André Says:

    Provavelmente não me fiz entender … O que compreendi do seu texto foi que, em valores absolutos, o mínimo de dias de trovoada é de 14 num ano, em Vila do Bispo, mas logo abaixo refere uns 8 dias para o Azinhal (que com um máximo de 30 perfaz uma média anual de 14). Não sei qual a média de dias em Vila do Bispo, mas nunca será inferior ao mínimo (14 dias), mas por outro lado sabemos que a média do Azinhal é de 14 dias (com valores balizados entre os 30 e os 8 dias). Assim, em valores absolutos o azinhal tem um mínimo abaixo do de Vila do Bispo, mesmo que apresentem médias anuais iguais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: