José Francisco Teixeira de Azevedo no Azinhal

José Francisco Teixeira de Azevedo foi um ilustre algarvio.

Foi um dos 6 filhos de Mateus Teixeira de Azevedo (um juiz que foi deputado e governador civil), nasceu em Tavira em 14 de março de 1882 e faleceu em Lisboa em 31 de dezembro de 1960.

Advogado, jornalista, professor e político, José Francisco Teixeira de Azevedo foi deputado eleito por Faro em 1904, 1906 e 1908.

Foi o último Governador Civil de Faro da monarquia (de 27 de junho a 15 de outubro de 1910) e o mais jovem Governador Civil no Algarve (aos 28 anos de idade), mas tornou-se republicano e foi um reconhecido governante do Ministério do Interior e do Ministério da Instrução, como Chefe da 3ª Repartição do Ensino Primário, que na presente hierarquia governamental corresponderia inicialmente a Secretário-de-Estado.

Foi ainda diretor de um jornal que fundou em 1899 (“Reyno do Algarve”), dirigente do Partido Regenerador, diretor da Escola de Habilitação para o Magistério Primário e dirigente da Casa do Algarve em Lisboa.

A Junta da Paróquia do Azinhal homenageou-o em 1916, com uma pedra evocativa na fachada do edifício onde funcionava então a Escola Primária do Azinhal e agora está sedeada a Junta de Freguesia do Azinhal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: