O Dr. Silvestre Falcão e o Azinhal

O Dr. Silvestre Falcão, o 1º algarvio a ocupar o cargo de Ministro do Interior, foi o político que institucionalizou o uso do selo branco da República Portuguesa e tinha origens no Azinhal.

O Capitão de Ordenanças Silvestre Falcão de Sousa Pereira de Berredo casou no Azinhal em junho de 1799, com Maria das Dores. A jovem azinhalense levou como dote a Várzea do Quarto do Boliche (hoje Quarto), então avaliada em 1800$000 réis.

Tiveram um filho batizado como José Silvestre Falcão, que engravidou uma azinhalense chamada Florência Maria de Abreu. O par acabou por casar mais tarde e legitimou o filho em 1849.

Foi este filho que haveria de ser pai de mais um Silvestre Falcão, de nome completo Silvestre Falcão de Sousa Pereira de Berredo, nascido em Tavira em 1870.

Fez-se médico, foi Provedor da Misericórdia de Tavira, Governador Civil de Coimbra, deputado e jornalista (fundou o jornal “Província do Algarve”) e foi Ministro do Interior numa fase bastante conflituosa da 1ª República, quando o Ministério do Interior era um megaministério que incluía os atuais ministérios da administração interna, da educação, do ensino superior e da saúde!…

A instabilidade política era tanta que chegaram a interromper-lhe o mandato por 3 dias durante um estado de sítio e foi então substituído pelo Ministro da Guerra (Alberto Carlos Silveira, também algarvio).

Silvestre Falcão foi Ministro de 13/11/1911 a 16/06/1912.

Em fevereiro de 1912, institucionalizou o 1º selo branco. Em junho, assinou uma lei que punia os vadios com prisão, internamento em colónia penal agrícola ou casa correcional de trabalho e ainda deportação para o Ultramar. Deposto na sequência da demissão do governo que integrava (chefiado por Augusto de Vasconcelos e com Sidónio Pais a Ministro das Finanças), por causa da grande contestação que lhe era movida, regressou à política como Deputado (de 1921 a 1922) e Senador (de 1922 a 1925).

Morreu em Lisboa em 1927 (com 57 anos) e foi sepultado em Tavira. Apenas Tavira lhe dedica uma placa toponímica.

3 Respostas to “O Dr. Silvestre Falcão e o Azinhal”

  1. angela maria beleza domingues Says:

    BOA TARDE. GOSTARIA SE FOSSE POSSIVÉL, OBTER INFORMAÇÃO EXACTA DA REAL DATA DE NASCIMENTO DO DR.SILVESTRE FALCÃO? LI ANTERIOREMENTE QUE FOI EM 1866 E AGORA VEM A DATA DE 1870. A QUAL CORRESPONDE EXACTAMENTE? AGRADEÇO SE PUDER SER ATENTIDA SOBRE ESTA PERGUNTA. CORDIALMENTE . ANGELA

  2. João Xavier Says:

    Segundo o Ministério da Administração Interna, Silvestre Falcão de Sousa Pereira de Berredo nasceu em 1870.
    Cordiais cumprimentos.

    • angela beleza Says:

      BOA TARDE ESTIMADO SR. JOÃO XAVIER. VENHO POR ESTE MEIO, LHE AGRADECER O SEU ESCLARECIMENTO, SOBRE A DATA DE NASCIMENTO EXACTA DE DR. SILVESTRE FALCÃO. SEI QUE FUI INFORMADA A 23 DE ABRIL 2011, MAS SÓ AGORA ME FOI POSSIVEL, VOLTAR A ESTE BLOG E VER SUA RESPOSTA.
      CORDIAIS CUMPRIMENTOS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: