A pluviosidade no Azinhal

A pluviosidade anual média no Azinhal é de 535 mm, chovendo entre 50 a 80 dias por ano, com um “semestre húmido” de outubro a março e um “semestre seco” de abril a setembro.

Estas são marcas essenciais do clima da freguesia do Azinhal, um clima temperado quente influenciado pela proximidade do Mediterrâneo e do Atlântico, por isso genericamente suave, com raros temporais.

Os picos de precipitação mensal (chuvadas prolongadas e maiores aguaceiros) são em dezembro (323 mm), seguidos dos de janeiro, outubro, fevereiro, março e novembro, mas a maior média mensal de precipitação no Azinhal é de 81mm, em janeiro.

Ao invés, chega a haver 4 meses de seca completa: junho, julho, agosto e setembro. Chega a passar um século sem a pluviosidade ultrapassar os 50 mm em julho, em agosto e em setembro.

O máximo de precipitação já registado num dia no Azinhal foi de 124 mm em dezembro de 1949. Acima dos 10 mm de chuva num dia, registam-se, em média, apenas 19 dias por ano.

O número médio mensal de dias com chuva no Azinhal varia entre os zero em julho e em agosto e os 11 em março e em dezembro.

A reduzida frequência de temporais no Azinhal não pode ser dissociada da frequência também reduzida de trovoadas: em apenas 8 a 30 dias por ano, com incidência mais relevante em abril, março, setembro, maio, outubro e novembro (por ordem decrescente).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: