História dos transportes coletivos no Azinhal

Os romanos dotaram o Azinhal de uma via (o Itinerário de Antonino), a espaços sobre caminhos protohistóricos, de modo a facilitar o domínio militar, as trocas comerciais, o movimento de pessoas e a unidade do império.

Contudo, idos os romanos e os árabes, durante muitos séculos a principal via de Castro Marim a Alcoutim foi fluvial: usava-se o rio Guadiana, por onde havia ainda na segunda década do séc. XX carreiras diárias de barcos a vapor.

Já nos finais do séc. XIX, a linha de caminho de ferro começou a desencadear uma série de pequenos transportes coletivos (trens, puxados a cavalo) que faziam percursos complementares a partir das estações ferroviárias.

O comboio chegou a Vila Real de Santo António em 1906 e também aí passou a funcionar a mesma lógica.

Foi só em 1928 que foi regulamentado em Portugal o transporte coletivo de pessoas. Já então tinha 3 anos a 1ª carreira de “camioneta” no Algarve (entre Ferreiras e Albufeira).

Nos finais da década 30 do séc. XX, funcionou uma carreira entre Castro Marim, Azinhal e Alcoutim. Mas a 2ª Guerra Mundial, com a consequente falta de combustíveis, pouco a deixou durar.

Em 1947, começou a carreira entre Vila Real de Santo António, Castro Marim, Azinhal, Alcoutim e Martim Longo.

Aproveitando a ponte construída sobre a ribeira de Beliche (em 1949), a 1ª carreira supradistrital a passar no Azinhal foi inaugurada em 1954 (entre Vila Real de Santo António e Beja).

A empresa que ficou para a História foi a Empresa Rodoviária do Sotavento do Algarve, Lda..

O serviço passou mais tarde para a EVA, Empresa de Viação Algarve, Lda., que viria a ser nacionalizada em 1975 (passou a integrar a Rodoviária Nacional, E.P.) e que após as reprivatizações de 1991 foi substituída pela EVA Transportes, S.A., fazendo atualmente 6 carreiras diferentes pelo Azinhal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: