Fornos para cozer o pão

A evolução tecnológica e a desestruturação social que caracterizaram o último terço do séc. XX fizeram cair no abandono os muitos fornos que por toda a freguesia do Azinhal serviam para a cozedura do pão caseiro fabricado artesanalmente.

Geralmente construídos em pedra ou alvenaria, os fornos domésticos tinham forma quadrangular ou cilíndrica e a cúpula era na maioria coberta por um telhado.

Duas ou três vezes por mês, a fabricação de pão era feita em casa com utensílios de madeira e barro. Cada forno era aquecido com lenha seca, preferentemente de estevas, e, após limpeza do piso, era introduzido o pão já levedado, aproveitando-se habitualmente a ocasião para cozer ainda costas e bolos secos que adoçavam depois o quotidiano da família. Um labor onde não faltavam os rituais cristãos da bênção e das rezas.

Com uma traça arquitetónica humilde, os fornos desempenhavam também uma vertente animadora e ativadora da dinâmica social, estreitando os laços de vizinhança (duas ou três famílias juntavam-se para a fabricação do pão).

Construídos com um saber transmitido de geração em geração, muitos desses fornos já ruíram e os que restam perseguem o mesmo destino.

Os fornos da freguesia do Azinhal são um património a valorizar. Alguns construídos há um ou dois séculos, deverão ser restaurados e preservados de modo a continuarem a ser testemunhos reais de um modelo de vida e uma arquitetura rural ancestral da serra algarvia, salvaguardando a autenticidade e a história dos pequenos núcleos populacionais onde se inserem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: