A aldeia do Azinhal

O Azinhal situa-se a 9 km de Castro Marim e é a maior povoação da freguesia do Azinhal.

No Census 2001, foram registados no Azinhal 318 habitantes.

A aldeia cresceu em resultado da interação entre o rio Guadiana e a Estrada Nacional 122 (antes Estrada Distrital 192, Estrada Municipal 32 e Estrada Nacional 106).

Implantando o seu núcleo edificado pouco abaixo dos 90 metros de altitude, em colinas e cerros com declives pouco acentuados, o aglomeado populacional constituíu-se com 2 espaços centralizadores de afluência pública: o Largo do Mercado (para a realização de mercados mensais e feiras) e o Largo de Santa Bárbara (contíguo ao edifício da escola primária, onde agora funciona a Junta de Freguesia).

A estrada nacional, que passava por ambos os largos e pela atual Rua 25 de abril, foi desviada para o traçado que tem presentemente; e a aldeia expandiu-se para Leste.

Os arruamentos eram, por regra, estreitos e sem pavimentação.

A dinâmica das relações sociais e económicas deu durante séculos alguma importância relativa ao Azinhal, como ponto de passagem entre Castro Marim e Alcoutim e simultaneamente com a ligação do rio Guadiana ao interior, pela atual Rua de Santa Bárbara.

Igualmente interessante é a forma como a aldeia nunca usou a igreja como polo de urbanização, provavelmente porque foram preferidas zonas menos expostas ao vento.

O espaço nuclear tradicional da aldeia é composto por casas brancas de um piso, quase sempre com quintal nas traseiras, onde se destacavam até há 4 décadas elementos acessórios como uma horta, um forno, uma capoeira e uma pocilga.

Já muito recentemente, desenvolveu-se, separada do núcleo tradicional da aldeia, uma urbanização denominada “Poço dos Peixes”, ladeando um arruamento perpendicular à Estrada Nacional 122. Nesse núcleo, quase todas as habitações têm 2 pisos.

A aldeia, que chegou a ter posto de Registo Civil, tem atualmente em funcionamento a Junta de Freguesia, a Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia, a Casa do Povo do Azinhal, a Associação Recriativa e Cultural do Azinhal, a Associação Bem Estar Social da Freguesia do Azinhal, a Extensão do Centro de Saúde, o Centro Multiusos do Azinhal, a Escola Básica do 1º Ciclo do Azinhal, o Centro de Animação Infantil do Azinhal, um posto de abastecimento de combustíveis, um minimercado, 5 estabelecimentos de cafetaria/pastelaria/restauração, etc..

Sabe-se que tanto a zona da atual aldeia do Azinhal como os territórios em redor foram povoados desde há milhares de anos, pelo homem pré-histórico e, posteriormente, por colonos gregos, romanos e árabes, entre outros.

Um azinhal é um terreno com azinheiras. As azinheiras são árvores da família das fagáceas, com folhas perenes denteadas. Dão frutos chamados azinhas ou bolotas e a madeira,chamada azinho, é muito dura.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: