O ensino no Azinhal

Já na segunda década do séc. XX funcionava uma Escola Primária no Azinhal, no edifício presentemente ocupado pela Junta de Freguesia do Azinhal.

Posteriormente, durante quase toda a vigência da Telescola e do Ensino Básico Mediatizado, o Azinhal teve também o 2º ciclo do ensino básico (5º e 6º anos de escolaridade) e funcionaram ainda outros estabelecimentos de ensino primário na Cortelha e na Corte do Gago.

Actualmente, apenas funciona na freguesia a Escola Básica do 1º ciclo do Azinhal, com uma frequência que na última década tem flutuado entre a uma e as duas dezenas de alunos.

A EB1 do Azinhal integra o Agrupamento de Escolas do Concelho de Castro Marim, com a EB 2.3 de Castro Marim, a EB1 da Junqueira, a EB1 de Odeleite, a EB1 de São Bartolomeu, a EB1/JI de Altura e a EB1/JI de Castro Marim.

Em 2004, a Escola do Azinhal beneficiou de obras de melhoramento com ampliação da zona coberta e arranjo de espaços exteriores, tendo estas obras sido inauguradas em 2005 pela ministra da educação, Maria do Carmo Seabra.

Por ocasião do Census 2001, a taxa de analfabetismo na freguesia do Azinhal era de 15,9%, tendo-se registado os seguintes níveis de ensino atingidos pelos habitantes recenseados:

180 habitantes – nenhum; 288- 1º ciclo do ensino básico; 61 – 2º ciclo do ensino básico; 54 – 3º ciclo do ensino básico; 71 – ensino secundário; 38 – ensino superior.

Uma resposta to “O ensino no Azinhal”

  1. rui alves Says:

    Até dá gosto uma escola …assim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: