A cabra algarvia e o Azinhal

Foto João Xavier - A cabra algarvia

A cabra algarvia é resultante do cruzamento da cabra charnequeira do Algarve com a cabra marroquina (no séc. XIX) e do cruzamento posterior com a cabra alpina espanhola (no início do séc. XX).

É um animal predominante no Nordeste e no Sudeste do Algarve (mas também no Alentejo).

Muito resistente, musculada, forte e prolífera e com grande potencial leiteiro (1,3 a 1,6 litros/dia, com leite de qualidade: 4,5% de teor de gordura e 3,8% de proteína), a cabra algarvia tem bom rendimento na produção de carne.

O queijo fresco, bastante apreciado pelo sabor e pelas qualidades nutricionais, beneficia da alimentação da cabra algarvia criada em regime extensivo na serra.

A cabra algarvia esteve em vias de extinção, mas actualmente encontram-se registados cerca de 180 machos e 4600 fêmeas (um macho cobre 25 a 30 fêmeas).

A Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL) foi fundada no Azinhal em 1991 e continua a ter a sua sede no Azinhal.

Visa a criação, a preservação e o melhoramento dos caprinos de raça algarvia e exerce a sua actividade promovendo seminários temáticos, elaborando projectos de investimentos, fazendo apoio técnico, colaborando em projectos de investigação, apoiando candidaturas a subsídios e a prémios e divulgando conhecimentos sobre a cabra algarvia.

9 Respostas to “A cabra algarvia e o Azinhal”

  1. marco silva Says:

    Boa noite. Resido na zona de Moncarapacho, onde possuo casa com terreno e gostaria de saber informações para iniciar produção de caprinos algarvios. Achei muito interessante e motivador o facto de salvaguardar a espécie. Também aguardo contacto da associação. Obrigado.

    968527846

  2. João Xavier Says:

    A Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia pode ser contactada pelo telefone 281 495 232, pelo telemóvel 96 26 83 219 ou pelo mail anccral@gmail.com

    Cordiais cumprimentos

  3. Rogerio Says:

    É bom saber mais sobre as cabras.

  4. reves Says:

    gostava de saber qual o apoio insistente para criação de cabras raça algarvia .

  5. Edgar Luiz Says:

    Boa tarde já ando à procura desta raça aqui na zona de coimbra há muito tempo onde será o melhor sítio para obter uns destes exemplares de raça algarvia.
    edgar_luiz@live.com.pt

    • João Xavier Says:

      Deve contactar a Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia, que tem sede no Azinhal.
      Cordiais cumprimentos

  6. Fernandes Says:

    Boa noite gostava de saber se ha algum algum criador da raça Algarvia na zona de Coimbra.Obrigado

  7. Joao Barreiros Says:

    Bom dia gostaria de adquerir 3 exeplares cabra algarvia onde as encotro e qual o preco.Obrigando joao

    • João Xavier Says:

      Deve contactar a Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia, que tem sede no Azinhal.
      Cordiais cumprimentos

Deixe um comentário