A Barragem de Beliche

Foto João Xavier - Barragem de Beliche

A Barragem de Beliche, na freguesia do Azinhal, é a 2ª maior do Algarve e está reconhecida pela International Comission of Large Dams como uma Grande Barragem. Passará a ser a 3ª maior do Algarve quando estiver concluída a de Odelouca.

Foi construída em 1986 com aterro em perfil zonado com núcleo argiloso e maciços estabilizadores de enrocamento, com taludes complementados com fragmentos de xisto a montante e jusante.

Tem um coroamento de 55 metros de altura e 12 de largura, com perfil médio de cheia de 52,50 metros.

Tem ainda um descarregador de cheias de superfície frontal com duas comportas automáticas e capacidade para 170 m3/segundo, um descarregador de fundo e um medidor de sistema de nível que actua nas comportas.

A albufeira tem uma capacidade total de 53 milhões de metros cúbicos e fez criar 4 ilhas (uma das quais reconhecida pelos critérios da ICLD) e uma área inundável de 298 hectares.

O sistema que a Barragem de Beliche integra inclui um túnel de 2,958 Km de ligação à Barragem de Odeleite (com capacidade para transferir água a uma velocidade de 25 m3/segundo), um adutor em conduta de 28 Km de comprimento e 2,5 m de diâmetro até ao Reservatório de Santo Estêvão, com 3 estações elevatórias, 3 chaminés de equilíbrio e 6 derivações para 271 Km de redes de rega, 1 reservatório com capacidade para 15000 m3, estações de filtração e duas estações de tratamento de água (uma com capacidade para produzir 13000 m3 de água potável por dia e outra com capacidade para produzir 190000 m3 de água potável por dia, a uma velocidade de 2,2 m3/segundo para todo o Sotavento do Algarve).

Nesta estação de tratamento, são realizadas as seguintes operações: ozonização, remineralização para elevação da alcalinidade, coagulação de substâncias coloidais e matérias orgânicas, adsorção de moléculas de gases e iões metálicos por carvão, decantação lamelar, filtração em areia, desinfecção com cloro, afinação de ph pela adição de água de cal e ainda tratamento de lamas (decantação, espessamento e desidratação).

Uma resposta to “A Barragem de Beliche”

  1. Diogo Severino Says:

    De novo os meus parabéns. Esta descrição e detalhes da barragem do Beliche está bastante pormenorizada, específica e muito técnica.
    Continue assim com este site.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: