O Azinhal e o Guadiana

Foto João Xavier - O rio Guadiana a banhar terras do Azinhal

O rio Guadiana é um dos maiores rios da Península Ibérica. Nasce nas lagoas de Ruidera, a 1700 metros de altitude e desagua a Sul de Vila Real de Santo António, no fim de um percurso de 720 Km.

Tem uma bacia hidrográfica de 67254 Km2 e é navegável até 72 km a montante da foz, ainda hoje, com embarcações de calado médio.

Banha a freguesia do Azinhal a Leste (marginado por tamargais) e sempre foi essencial para a vida do Azinhal. Já há 2000 anos o comércio de minério passava diante do Azinhal e contava com portos importantes de apoio, que dinamizavam a vida económica local.

Na Idade Média, a polarização da defesa militar e do desenvolvimento em Alcoutim (a Norte) e Castro Marim (a Sul) beneficiou muito o Azinhal, que cresceu como referência rural e entreposto entre as duas vilas e beneficiava do trânsito de minério, mercadorias diversas, gado e pessoas que usavam o Guadiana como uma via cómoda e rápida.

Na freguesia do Azinhal existiram, ao longo de séculos, 4 portos (5 já no séc. XX), mas estão actualmente todos desactivados. Um desses portos (no Murtal) era designado por Porto do Azinhal e possuía uma carreira de lancha que ligava Portugal e Espanha.

Conforme estudos recentes, a qualidade da água do Guadiana ao passar pela freguesia do Azinhal é razoável a má; possui correntes de maré de 1 metro por segundo a 1,5 m/s; e os seus fundos estão cobertos por silte e lodos arenoargilosos.

Estão projectados para a freguesia do Azinhal 3 portos modernos com ancoradouros para embarcações de recreio: um em Almada d’Ouro, outro nas Choças e outro ainda na Corte Velha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: