Depois de ter tido há 2000 anos a principal Via romana de acesso do Império ao Algarve, a freguesia do Azinhal viu deteriorarem-se as suas ligações terrestres.
Na Serra algarvia, durante toda a Idade Média, as principais estradas serviam deficientemente o trânsito de carroças de tracção animal; e o acesso a quase todas as povoações fazia-se por caminhos e veredas.
Só no séc. XX surgiram os pavimentos rodoviários. Primeiro, o macadame; depois, o empedrado; e, mais tarde, o alcatrão com brita e o betão betuminoso.
A freguesia do Azinhal só em 2002 viu chegar uma das grandes vias do novo Plano Rodoviário Nacional: o Itinerário Complementar nº 27.
O IC 27 é uma via rápida que liga a Via do Infante a Santa Marta (Alcoutim), com diversos acessos em nós desnivelados, faltando concluir os lanços Alcoutim/Mértola e Mértola/Beja.
O troço mais recente (Odeleite/Alcoutim) foi orçamentado em 37 146 385 € e inclui uma ponte de 400 metros sobre a ribeira da Foupana.
O pavimento do IC 27 é composto por 5 camadas: um agregado britadoce de granulometria extensa, uma sub-base de agregado britado, uma base de agregado britado, uma camada de regularização em macadame betuminoso e uma camada de desgaste em betão betuminoso.
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