O IC 27

Foto João Xavier - IC 27 no Azinhal

Depois de ter tido há 2000 anos a principal Via romana de acesso do Império ao Algarve, a freguesia do Azinhal viu deteriorarem-se as suas ligações terrestres.

Na Serra algarvia, durante toda a Idade Média, as principais estradas serviam deficientemente o trânsito de carroças de tracção animal; e o acesso a quase todas as povoações fazia-se por caminhos e veredas.

Só no séc. XX surgiram os pavimentos rodoviários. Primeiro, o macadame; depois, o empedrado; e, mais tarde, o alcatrão com brita e o betão betuminoso.

A freguesia do Azinhal só em 2002 viu chegar uma das grandes vias do novo Plano Rodoviário Nacional: o Itinerário Complementar nº 27.

O IC 27 é uma via rápida que liga a Via do Infante a Santa Marta (Alcoutim), com diversos acessos em nós desnivelados, faltando concluir os lanços Alcoutim/Mértola e Mértola/Beja.

O   troço   mais   recente   (Odeleite/Alcoutim)  foi  orçamentado  em  37 146 385 € e inclui uma ponte de 400 metros sobre a ribeira da Foupana.

O pavimento do IC 27 é composto por 5 camadas: um agregado britadoce de granulometria extensa, uma sub-base de agregado britado, uma base de agregado britado, uma camada de regularização em macadame betuminoso e uma camada de desgaste em betão betuminoso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: